• Sandra Carvalho

Sabe quais são os melhores aeroportos do mundo?

Quem chutar Changi, de Cingapura, tem 99% de chances de acertar.


O aeroporto Changi, de Cingapura, ganha o primeiro lugar em praticamente todos os rankings de melhores aeroportos do mundo, ano após ano. Quem for lá conferir pode aproveitar e dar um pulo na piscina, pegar um cineminha e espairecer no jardim de borboletas.


O Changi não oferece apenas diversão, mas uma qualidade de serviço imbatível. Já atendeu 1 bilhão de passageiros desde que foi criado, em 1981, sem perder o eixo. Hoje, dá conta de 7 mil voos por semana, um a cada 90 segundos.


O Changi é assim o número 1 sem surpresas no ranking da AirHelp, startup de Nova York que presta informações e serviços jurídicos a passageiros que precisem defender seus direitos.

A lista da AirHelp leva em consideração a pontualidade dos voos, a qualidade de serviço dos aeroportos e os sentimentos que eles provocam nos passageiros.


No mesmo nível de serviço do Changi, segundo a AirHelp, só há dois aeroportos no mundo. O de Munique, segundo colocado no ranking, e o de Hong Kong, o terceiro na lista. Os três levam nota 10 no quesito qualidade de serviço


Veja quais são os 10 melhores aeroportos do mundo, de acordo com a AirHelp, no gráfico abaixo. Changi, no primeiro lugar, tem um score de 9,07. Frankfurt, na décima posição, leva 7,76.



O primeiro aeroporto brasileiro a aparecer na lista é o de Guarulhos, em 24º lugar. Melhor colocado que o aeroporto Charles de Gaulle (28º) ou o Fiumicino, em Roma (38º).


O Galeão, no Rio de Janeiro, aparece em 36º lugar, com uma peculiaridade: nota zero em sentimentos provocados nas pessoas.


Não há outros aeroportos brasileiros listados entre os 76 aeroportos analisados pela AirHelp.