• Sandra Carvalho

Sabe qual é a velocidade máxima do som?

Cientistas acabam de descobrir - são 36 quilômetros por segundo.


Ondas sonoras: velocidade revelada | Imagem: cc0 CSTRSK/Pixabay

O limite absoluto de velocidade em que uma onda pode viajar é de 300 mil km por segundo, a velocidade da luz, como define a teoria da relatividade especial de Einstein. Mas até agora não se sabia se as ondas sonoras tinham ou não um limite próprio delas e, se tinham, qual era.


Cientistas das universidades inglesas de Queen Mary e Cambridge, e do Instituto de Física de Altas Pressões de Moscou se uniram para desvendar esse enigma. Descobriram que o limite superior da velocidade do som é de 36 km por segundo.


O estudo foi publicado no jornal Science Advances.


Ondas são perturbações que movem energia de um lugar para outro. As ondas sonoras podem viajar por diferentes meios, e se movem em diferentes velocidades de acordo com o meio.


Através de sólidos, se movem muito mais rapidamente do que através de líquidos ou gases. É por isso que ouvimos antes o som de um trem propagado pelos trilhos em vez do do som disseminado pelo ar.


O limite de 36 km por segundo descoberto pelos cientistas é duas vezes superior à velocidade do som no diamante, que é o material mais resistente conhecido.


Ondas sonoras são importantes em vários campos da Ciência. Iniciadas por terremotos, por exemplo, dão pistas aos sobre esses eventos e sobre a composição da Terra onde eles ocorrem.


Especialistas em materiais também estudam sobre as ondas sonoras, porque elas se relacionam com as propriedades elásticas dos materiais, inclusive sua capacidade de resistir a estresse.


Veja mais: A Terra talvez não seja o melhor lugar do mundo para a vida


#UniversidadedeCambridge #UniversidadeQueenMary