• Sandra Carvalho

Sabe que existe um Uber das abelhas no Brasil?

Abelhas são alugadas porque aumentam naturalmente a produtividade das plantações.


Abelhas: aliadas do café e do morango | Foto: cc0 Roberto Lopez?Unsplash

Existe um Uber de insetos em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. A startup Agrobee faz a ponte entre os criadores de abelhas e quem está interessado em alugar suas colmeias. Como o Uber, usa apps para Android e iPhone.


Por que alguém teria interesse em alugar as abelhas? Através da polinização das plantas, elas conseguem aumentar a produtividade de várias culturas - de café e morango, por exemplo.


Segundo dados da Agrobee, a produtividade do café pode subir até 30% com a instalação de colmeias nas plantações.


Em morango, as pesquisas da Agrobee indicam que o uso das colmeias promove um aumento de 12,7% no peso dos frutos e de 19,2% da doçura. Bônus: menos deformação nos produtos. De acordo com essas pesquisas, a deformação cai de 76,6% para 23,4%.


A Agrobee trabalha tanto com abelhas sem ferrão, nativas, quanto com as africanizadas. Por enquanto, atua mais em sua região, mas pretende expandir a atuação por todo o país com o tempo.


Até agora, seus técnicos avaliam in loco a qualidade das colmeias alugadas, mas quando passarem a fazer o exame através de fotografias enviadas pelos apicultores, ganharão muito mais escala.


Veja mais: Legumes brotam da maior estufa do mundo no topo de um prédio