• Sandra Carvalho

Semi, da Tesla: assim, qualquer um quer ser caminhoneiro

O caminhão elétrico da Tesla é um luxo na estrada.


 Semi: projetado para 2019 | Foto: Tesla

A mais nova obsessão de Elon Musk, o CEO da Tesla, é um caminhão elétrico, o Semi. Desenhado como o caminhão do futuro, é ideal para andar em comboio.


Basta um motorista no caminhão da frente, e os outros seguem o mesmo trajeto do líder de forma autônoma.


O Semi põe o motorista no centro do caminhão, literalmente. A direção, em vez de ser acomodada do lado direito ou esquerdo, fica no meio, para otimizar a visibilidade. Confira na imagem.

 Interior do Semi: o motorista fica no centro da cabine  | Foto: Tesla

Na cabine, as duas telas de toque são colocadas simetricamente de cada lado, para facilitar a navegação, lidar com pontos cegos e ter acesso a dados. Câmeras surround ajudam a detectar e minimizar os pontos cegos.


Para conforto do motorista, é possível ficar de pé dentro da cabine, e as escadas para saída têm abertura livre, sem obstáculos.


Segurança: câmeras surround ajudam a a minimizar pontos cegos | Foto: Tesla

No Semi não há necessidade de mudar de marcha ou pisar na embreagem para acelerar ou desacelerar. Quando se breca, a energia cinética alimenta a bateria.


São quatro motores elétricos. A autonomia do Semi é de 800 quilômetros, com recarregamento da bateria em meia-hora para mais 640 quilômetros, segundo prometeu Musk.


Está achando bom demais? Saberemos ao certo em 2019, ano em que a Tesla começará a produzir o caminhão, de acordo com o que Musk disse na apresentação do Semi na semana passada.


A questão é concluir o projeto e criar as condições de produção do Semi. A Tesla já está sendo criticada pela demora em entregar o seu carro "popular" o Model 3, um tremendo sucesso de crítica e público.


Há atualmente 500 mil pessoas na fila esperando pelo carro. Elas pagaram 1.000 dólares para fazer a encomenda, mas problemas com a bateria estão atrasando a produção.


Apesar disso, a confiança em Musk e na Tesla aparentemente permanece firme. Segundo a CNN, várias empresas já estão encomendando o Semi.


Entre elas, Walmart, a rede de supermercados Meijer, e a empresa de transportes J.B. Hunt. Cada reserva fica em 5.000 dólares.


#Baterias #Caminhões #ElonMusk #Tesla #Veículos