• Sandra Carvalho

Shuttle autônomo de Las Vegas estreia com batida na primeira hora

Um caminhão foi em cima do shuttle, que não conseguiu reagir.


Fracasso nos primeiros minutos: shuttle desastrado | Imagem: reprodução KSNV/YouTube

A estreia do primeiro shuttle autônomo de Las Vegas não poderia ser mais anticlímax. Antes de completar sua primeira hora na rua, o shuttle bateu com um caminhão no centro da cidade.


Ninguém se machucou. O maior dano foi um parachoque amassado. Ficou o susto para as oito pessoas que circulavam dentro do shuttle.


O shuttle é da startup francesa Navya, de Lyon, pioneira na fabricação de shuttles e táxis autônomos, e está longe de ser a primeira experiência de rua da empresa.


A Navya já tem 50 veículos espalhados pelo mundo, da Austrália à Dinamarca, passando pela Áustria, China, Japão, Nova Zelândia, Singapura, Suíça e, claro, França.


Aparentemente, a culpa foi do motorista do caminhão.


O shuttle previu a aproximação de outro veículo e parou na rua. Se o caminhão tivesse feito uma curva bem pronunciada, nada teria acontecido.


Mas o motorista do caminhão nem quis saber e foi em cima do shuttle. Os passageiros viram que o choque iria acontecer, mas não puderam fazer nada.


O tipo de batida deixa no ar uma pergunta: o shuttle não deveria ter também a capacidade de recuar diante de uma trombada iminente, em vez de ficar passivamente parado? Um humano com reação rápida teria recuado.


Veja a cobertura da emissora local de TV KSNV.



#LasVegas #Startups #Veículos #VeículosAutônomos