Software flagra quem dirige e digita no celular ao mesmo tempo

A ideia é usar inteligência artificial para apontar o risco de acidentes de carro.


Vigilância: contra acidentes | Imagem: cc0 Pixabay

Cientistas da Universidade de Waterloo (UWaterloo), no Canadá, desenvolveram um algoritmo que detecta, em tempo real, quando os motoristas estão escrevendo mensagens no celular ou se distraindo de outra forma.


A detecção é feita com câmeras e inteligência artificial, com identificação de desvios dos padrões normais de direção e de possíveis problemas de segurança.


O algoritmo foi desenvolvido com uso de aprendizado de máquina. Agora ele tanto pode perceber quando alguém digita no celular, quando fala com outra pessoa no telefone ou procura alguma coisa no banco de trás do carro.

O trabalho foi divulgado em comunicado da UWaterloo, e apresentado recentemente na 14ª Conferência Internacional de Análise e Reconhecimento de Imagens em Montreal.


A ideia é usar o algoritmo para aumentar a segurança no trânsito das cidades e nas estradas. Ele poderia alertar o motorista, por exemplo, que está distraído demais no momento, evitando um acidente.


De acordo com os cientistas da Universidade de Waterloo que criaram o algoritmo, a distração é a causa de 75% dos acidentes no mundo.


#AcidentesdeCarro #Carros #Celulares #IA #UWaterloo