• Sandra Carvalho

Solte o som. O LyricJam cria a letra da música na hora

Com inteligência artificial, as letras brotam conforme o som, em tempo real.


Ao vivo: o LyricJam é sob medida para música instrumental | Foto:

Cientistas da Universidade de Waterloo, de Ontário, Canadá, criaram um sistema de inteligência artificial que cria letras de música em tempo real, de acordo com o som tocado no momento.


Evitando controvérsias, eles dizem que o sistema não foi bolado para substituir os letristas de carne e osso, mas sim para inspirar os músicos.


O LyricJam é um produto do Laboratório de Processamento de Linguagem Natural da #UWaterloo. Há anos o laboratório persegue aplicações criativas de inteligência artificial.


O sistema de criação de letras de música leva em conta progressões de acordes, andamento e instrumentação para gerar algo que expresse o humor e as emoções do som instrumental. Uma rede neural recebe clipes de áudio brutos e cria no ato as letras.


“O objetivo do sistema não é escrever uma música para o artista”, observa a engenheira Olga Vechtomova, que lidera o laboratório da UWaterloo. “Em vez disso, queremos ajudar os artistas a realizar sua própria criatividade."


Segundo ela, o sistema gera linhas poéticas com novas metáforas e expressões com potencial de levar os artistas em direções criativas que eles não exploraram antes.


O LyricJam está no ar há pouco mais de dois meses, e pode ser usado gratuitamente por quem quiser. A pesquisa que baseou o sistema foi publicada em preprint no serviço arXiv. ✔︎


Veja mais: Como os algoritmos descobrem nossas emoções