• Sandra Carvalho

Stress por causa de dinheiro aumenta risco de enxaqueca

Essa dor de cabeça terrível atinge 1 bilhão de pessoas no mundo.


Enxaqueca: stress financeiro faz toda a diferença    | Foto: cc0 Pixabay

Enxaqueca é uma maldição - uma doença neurológica séria que afeta 1 bilhão de pessoas no mundo, e cujas causas ainda estão em discussão.


Cientistas da Hungria e do Reino Unido, trabalhando juntos, parecem ter dado alguns passos para identificar essas causas. Eles apontaram o dedo para uma intersecção entre genética e stress.


Mais especificamente, entre genética do ritmo circadiano - o ciclo de 24 horas que regula o ritmo biológico das pessoas - e stress causado por problemas financeiros.


Eles acompanharam 999 pacientes de Budapeste, na Hungria, e 1350 de Manchester, na Inglaterra, investigando o gene CLOCK, que afeta os ritmos circadianos, e em particular variações do gene presentes em um terço da população.


Verificaram que não havia associação direta significativa entre o gene CLOCK e a enxaqueca. Mas viram que uma ligação passava a existir quando as pessoas estavam sob stress financeiro e tinham as variações estudadas do gene CLOCK. Nesses casos, as enxaquecas aumentavam 20%.


"Esse trabalho não revela as causas da enxaqueca - não há uma causa única - mas mostra que stress e genética têm um efeito", disse um dos autores do estudo, Daniel Baksa, da Universidade Semmelweis, de Budapeste, num comunicado da ECNP, organização europeia de neurociência.


#Dinheiro #Enxaqueca #Genética #Neurociência #RitmoCircadiano #Semmelweis #Stress