• Sandra Carvalho

Tamanho é documento, pelo menos em ameaça de extinção

Os maiores animais enfrentram riscos mais severos do que os de porte intermediário.


Elefantes: maior não quer dizer mais resistente à ameaça de extinção   | Foto: cc0 Pixabay

As maiores e os menores animais vertebrados do mundo enfrentam um risco maior de extinção que os de tamanho intermediário.


Há uma perda desproporcional das espécies nos extremos dessa escala, que sugerem mudanças significativas em seus habitats em florestas, pastagens, oceanos e rios.


É o que afirmam pesquisadores da Universidade Estadual do Oregon (OSU), em estudo publicado dia 15 no jornal PNAS, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.


Entre os maiores animais ameaçados, segundo o estudo, estão espécies de baleias, tubarões, elefantes, rinocerontes, leões, avestruzes, salamandras gigantes e o lagarto indonésio dragão de Komodo.


Tubarão ameaçado de extinção Sphyrna mokarran | Foto: Jurgen Leckie e Dave Young

As menores espécies em extinção, aponta a pesquisa, são de animais vertebrados com menos de 77 gramas de peso, como rãs, colibris, lagartixas, morcegos e peixes.


Cientistas dos Estados Unidos, Austrália e Suíça examinaram mais de 27 mil espécies de animais vertebrados da Lista Vermelha da IUCN, dos quais 4400 estão ameaçadas, para estabelecer a escala da extinção. Ela foi divulgada no dia 15 pelo serviço de notícias da Universidade Estadual de Oregon.


Os pesquisadores concluíram que os maiores animais estão ameaçados principalmente porque são caçados e viram comida no prato dos humanos.


Segundo o estudo, cerca 90% de todas as espécies de mais de um quilo correm risco de extinção por serem capturadas, seja por pesca, caça, armadilhas, uso de partes do corpo para remédios ou por virarem presas acidentalmente.


Considerando todos os vertebrados, as causas das ameaças de extinção estão sobretudo na captura dos animais, plantações agrícolas, exploração madeireira, modificações dos ecossistemas, criação de gado, poluição e mudança de clima.

#AnimaisAmeaçados #AnimaisMarinhos #Baleias #Elefantes #IUCN #ListaVermelha #OSU