• Sandra Carvalho

Terraplanistas: Ciência, insultos e conspirações

Para eles, a Terra é um disco com um polo no centro e uma muralha de gelo em volta.


Versão moderna da terra plana: a muralha de gelo da Antártica seguraria os oceanos | Imagem: Flat Earth Society

A ideia de que a Terra é plana nem sempre foi coisa de lunáticos. Na Antiguidade, gregos, egípcios, chineses e povos da Mesopotâmia compartilhavam a noção de que a Terra era plana.


Eles tinham culturas e cosmologias diferentes umas das outras, mas um conceito semelhante de Terra plana.


A ideia começou a ruir ainda na Antiguidade. No século IV a.C., o filósofo grego Aristóleles já dizia que a Terra era esférica .


De lá para cá, nos últimos 2.000 anos, o conceito de Terra redonda se tornou ponto pacífico no campo da ciência. Terraplanista, entre os cientistas, virou insulto.


A expedição do explorador português Fernão de Magalhães, que circunavegou pela primeira vez a Terra no século 16, foi um marco para convencer muito mais gente de que a Terra é redonda.


A teoria moderna da Terra plana nasceu no século 19, com o escritor inglês Samuel Rowbotham, que propôs uma astronomia zetética, baseada em observações sensoriais e dados empíricos.


Hoje a principal organização dos terraplanistas é a Sociedade da Terra Plana (Flat Earth Society). Para a sociedade, a Terra é um disco plano, com o Polo Norte no centro e a Antártica como uma grande muralha de gelo cercando o planeta e segurando a água dos oceanos.


Em seu site, a sociedade usa e abusa de teorias conspiratórias. Considera as fotos de satélite que mostram a Terra como uma esfera uma ilusão photoshopada, a força da gravidade inexistente e a NASA, uma fábrica de enganações.


Também acha que os dispositivos GPS são alterados para fazer os pilotos de avião pensarem que estão voando em linha reta ao redor de uma esfera, quando na verdade estão girando em círculos acima de um disco.


Apesar de serem alvos de gozações por toda parte, os terraplanistas subsistem, inclusive no Brasil, agora reforçados por exposição nas redes sociais. O guru bolsonarista Olavo de Carvalho é um dos que inflam a bolha terraplanista no país.


#Bolsonarismo #Espaço #NASA #Terra #TerraPlana