• Sandra Carvalho

Tire o bumbum da cadeira pelo menos de meia em meia hora

Ficar sentado direto por 60 ou 90 minutos aumenta duas vezes o risco de morte.


No escritório: é bom se mexer | Foto| cc0 Joe Pizzio/Unsplash

A esta altura, todo mundo sabe que os sedentários correm mais risco de morrer prematuramente.


Agora os cientistas da Universidade Colúmbia descobriram que há uma maneira de minimizar os efeitos de ficar muitas horas parado: é levantar e se mexer pelo menos de meia em meia hora.


Eles estudaram os hábitos de 7.985 adultos de mais de 45 anos para chegar a essa conclusão. O estudo foi publicado hoje no jornal Annals of Internal Medicine.


Na média, os participantes do estudo passavam 77% de seu tempo de forma sedentária. Ao longo de quatro anos, 340 pessoas morreram.


Quem passava mais tempo de forma sedentária - acima de 13 horas por dia - e que ficava sentado por pelo menos 60 ou 90 minutos a cada vez - teve risco de morte duas vezes maior que as pessoas que passavam menos horas de maneira sedentária e ficavam sentadas por períodos mais curtos.


O menor risco de morte foi registrado com as pessoas que ficavam paradas por menos de 30 minutos.


"Se você tem um trabalho ou um estilo de vida em que você tem de ficar sentado por períodos prolongados de tempo, sugiro que faça um intervalo a cada meia hora", disse um dos autores do estudo, Keith Diaz, cientista do Centro Médico da Universidade de Colúmbia, num comunicado da universidade.


"Este comportamento pode reduzir seu risco de morte, apesar de nós ainda não sabermos precisamente qual é o nível ótimo de atividade", completou.


#AtividadeFísica #Colúmbia #MortesPrematuras #Sedentarismo