• Sandra Carvalho

Tome 4 xícaras de café por dia e viva mais. Dica de médicos espanhóis

Quanto mais velha uma pessoa, maior o impacto do consumo do café na saúde.


Cafezinho: risco de morte pode ser 64% menor, com 4 xícaras por dia  | Foto: cc0 Matt Hoffman/Unsplash

Beber 4 xícaras de café por dia pode ajudar a viver mais - é o que dizem cientistas espanhóis da Universidade de Navarra, em Pamplona.


Eles acompanharam os hábitos de quase 20 mil pessoas com idade média de 38 anos ao longo de 10 anos para chegar a essa conclusão.


Observaram que as pessoas que tomavam pelo menos 4 xícaras de café por dia tinham risco de morte 64% menor do que quem nunca tomava café ou tomava raramente.


Estudos anteriores já haviam associado o consumo de café a uma vida mais longa, mas essa é a primeira vez que uma pesquisa desse tipo é feita num país mediterrâneo.


O estudo foi apresentado ontem em Barcelona num congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia pela médica Adela Navarro, da cardiologia do Hospital de Navarra.

Segundo o estudo, há 22% de queda de risco de morte a cada duas xícaras adicionais de café.


A bebida tem um impacto positivo maior quanto mais velha é a pessoa. Acima dos 45 anos de idade, a queda do risco de morte vai para 30% a cada duas xícaras diárias, de acordo com a pesquisa.


"Beber quatro xícaras de café todos os dias pode fazer parte de uma dieta saudável de pessoas saudáveis", afirmou Adela, num comunicado da Sociedade Europeia de Cardiologia.


#Alimentos #Bebidas #Café #Longevidade #UniversidadedeNavarra