• Sandra Carvalho

Viu o triciclo Veemo, um híbrido de minicarro e bicicleta?

O Veemo tenta conquistar Vancouver, no Canadá, em primeiro lugar.


Veemo numa ciclovia de Vancouver  | Foto: VeloMetro Mobility

Vancouver, uma das cidades mais verdes do Canadá, vai se render a um triciclo movido a força humana, isto é, a pedaladas? Pelo menos é isso que o Veemo, uma mistura de minicarro com bicicleta, vai tentar.


O Veemo tem um alcance estimado em 20 quilômetros por dia. Como? Somando a força das pedaladas, a energia gerada por um sistema de freios regenerativo e a energia solar que produz em seu próprio teto. Não poderia ser mais sustentável.


Em breve, o Veemo começa um grande teste na Universidade de British Columbia, com seus 65 mil estudantes. A ideia é colocar os triciclos para compartilhar entre a comunidade universitária, da mesma forma que os serviços de bicicletas compartilhadas.


Dando certo, a ideia é partir para outras áreas de Vancouver e começar a fazer incursões em cidades americanas. Os testes-piloto da universidade já foram feitos.


O Veemo é um veículo completamente fechado, como um minicarro - uma característica fundamental num país frio como o Canadá. Assim, pode proteger de chuva, vento, neve e o que mais vier tanto o condutor quanto a carga.



O triciclo é produzido pela startup VeloMetro Mobility, criada quatro anos atrás em Vancouver por quatro empreendedores que estudaram na Universidade de British Columbia.


A prefeitura da Vancouver, empenhada em reduzir agressivamente a pegada ecológica da cidade, já destinou 280 vagas de estacionamento para o Veemo.


Os ciclistas veteranos da cidade é que não estão gostando muito da coisa - acham o Veemo grande demais para compartilhar com eles as ciclovias de Vancouver.


O primeiro-ministro Justin Trudeau, que apoia tudo que é cool, já apareceu na VeloMetro para conhecer o triciclo, é claro. Confira o Veemo em ação nesse vídeo promocional:



#Baterias #Canadá #EnergiaSolar #Sustentabilidade #Triciclos #Vancouver #Veículos