• Sandra Carvalho

Twitter ajuda a prever resultado de jogos de futebol

Atividades nas mídias sociais melhoram as previsões, se agregadas com inteligência.


Manchester United e Liverpool: previsão para os clássicos | Imagem: reprodução Facebook Manchester United

O Twitter, sozinho, não dá pistas suficientes para acertar o placar das partidas de futebol. Mas combinado com o movimento de apostas nos times em campo, ajuda muito.


Quem diz isso são economistas das universidades de East Anglia (UEA), Dundee, Reading e Londres, no Reino Unido. Seu estudo foi publicado no jornal Economic Inquiry na quinta-feira.


Eles estudaram 13,8 milhões de tuítes durante da temporada de 2013/2014 da Liga Inglesa, a English Premier League. Também compararam esses tuítes com as flutuações das apostas na Betfair, a maior bolsa de apostas do mundo.


Foram estudados todos os segundos de todas as 372 partidas da temporada.


Sua conclusão: se o tom geral dos tuítes a favor de um time em determinado minuto do jogo é positivo, a probabilidade de que ele ganhe a partida é maior do que a sugerida pelas apostas.


Tuítes agregados


Para definir se os tuítes eram positivos ou negativos, os economistas usaram um dicionário de microblogging, como é comum em análises de mídias sociais.


"A atividade de mídia social não representa apenas sentimento ou desinformação", observou Alistair Brown, da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, em comunicado da universidade. "Se agregada com inteligência, combinada com um mercado preditivo, ajuda a melhorar a exatidão de previsões."


Segundo o estudo, se os apostadores da temporada estudada tivessem levado em consideração os tuítes positivos, teriam tido um retorno médio de 2,28% em 903 mil apostas.

Não parece muito, mas o retorno médio das apostas na Liga Inglesa é negativo, de -5,41%.


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