Um algoritmo pode salvar os apressados dos textos longos

A ideia é usar o algoritmo para resumos de notícias, e-mails e relatórios.



Vem aí um alívio para sobrecarga de informações - ou um estímulo para os preguiçosos mentais. Tudo depende do ponto de vista. O fato é que agora existe algoritmo criado pela empresa americana Salesforce para resumir textos longos.


Por que justamente uma empresa de CRM teria sido capaz de desenvolver com aparente sucesso um algoritmo assim, de processamento de linguagem natural?


A Salesforce comprou no ano passado a startup MetaMind, de aprendizado profundo (deep learning). E transformou seu fundador, Richard Socher, em seu cientista-chefe.


Quem diz que o algoritmo de processamento de linguagem natural da Salesforce funciona supreendentemente bem é a Technology Review, do MIT.


Usando aprendizado supervisionado, uma modalidade de machine learning, o algoritmo se aperfeiçoa com exemplos de bons sumários. E evolui também com aprendizado de reforço, na base de retornos positivos, como na psicologia comportamental.


Os benefícios imediatos do algoritmo seriam resumos de notícias, e-mails, relatórios e pesquisas, aliviando a monumental carga de informações que quase todo mundo tem de absorver hoje em dia.


A própria Salesforce estima, talvez com exagero, que na média uma pessoa deveria passar 12 horas e 7 minutos por dia consumindo algum tipo de mídia atualmente.


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