top of page
  • Foto do escritorSandra Carvalho

Uma nova cebola entra para o mundo dos temperos

A nova espécie foi encontrada na fronteira da Índia com o Tibet.


Allium negianum
Plantação de Allium negianum: no Himalaia, a cebola é conhecida como jambu ou sungdung, entre outros nomes | Foto: Anjula Pandey et al/Pensoft

Cebola, alho, cebolinha, chalota - o gênero Allium já conta aproximadamente 1.100 espécies ao redor do mundo. E esse número não para de crescer.


A mais nova integrante do mundo oficial dos temperos é a cebola Allium negianum, que floresce na fronteira da Índia com o Tibet.


A planta foi encontrada no vilarejo de Malaria, no vale Niti, estado indiano de Uttarakhand, crescendo entre 3.000 e 4.800 metros acima do nível do mar.


Suas sementes se espalham para outras áreas com o derretimento da neve das montanhas, mas até agora ela só foi encontrada na porção oeste do Himalaia.


Achar uma planta desconhecida pela ciência foi uma surpresa para os pesquisadores indianos, que a batizaram de Allium negianum em homenagem a um colecionador de Allium no país. A descoberta foi descrita em PhytoKeys.


Para a população local, não houve surpresa alguma. A planta é cultivada há muito pelas comunidades locais, que a chamam de phran, jambu, sakua, sungdung e kacho.


Alllium negianum
A flor e o bulbo do Allium negianum: as folhas e os bulbos são usados para tempero | Imagens: Anjula Pandey et al/Pensoft
bottom of page