• Sandra Carvalho

Usar óculos protege do novo coronavírus?

Estudo chinês sugere que sim, pelo menos para quem usa óculos mais de oito horas por dia.


Óculos: ajuda a evitar tocar os olhos com mãos contaminadas | Foto: cc0 /Unsplash

Cientistas chineses impressionados com a presença rarefeita de pacientes com óculos hospitalizados por causa da Covid-19 resolveram estudar a fundo o que isso significava.


Óculos protegeriam as pessoas do SARS-CoV-2? Eles fizeram um estudo observacional com 276 pacientes de Covid no Hospital Zengdu, de Suizhou, na China, de 27 de janeiro a 13 de março, para responder a essa pergunta.


Descobriram que, entre os 276 doentes, apenas 16, 5,8%, usavam óculos mais de 8 horas por dia. Eles eram míopes, então estavam sempre com os óculos.


Na província de Hubei, onde fica o Hospital Zengdu, os míopes são 31,5% da população. Ve-se, portanto, que os pacientes com óculos foram contaminados numa proporção cinco vezes menor do que sua presença na população sugeriria.


A conclusão dos pesquisadores é que os usuários regulares de óculos têm uma probabilidade menor de se infectarem com o novo coronavírus.


A hipótese dos cientistas é que o uso de óculos desencoraja as pessoas de tocarem os olhos, evitando assim transferir os vírus das mãos para os olhos.


Eles citaram estudos anteriores que indicam que pessoas normais tocam involuntariamente seus olhos cerca de dez vezes por hora.


O estudo foi publicado no jornal JAMA Ophthalmology. Como se trata de um estudo pequeno e isolado, seria precipitado generalizar seus resultados. O ideal seria uma confirmação por um ensaio clínico controlado, o que ainda não foi feito.


Veja mais: Trauma deixa sua marca nos olhos


#Olhos #Óculos