• Sandra Carvalho

Vacas fazem xixi em toaletes. Isso tem algum sentido?

A ideia é diminuir as emissões de amônia causadas pela urina dos animais.


Cientistas olham bezerres fazendo xixi
Pesquisadores observam bezerros na toalete | Foto: FBM

Pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Biologia de Animais de Fazenda (#FBN), da Alemanha, treinaram vacas para fazer xixi em toaletes boladas especialmente para elas.


"O gado, como muitos outros animais, é muito esperto, e pode aprender muito", observou Jan Langbein, psicólogo de animais do FBN. "Por que não deveriam a aprender a usar um banheiro?"


O propósito desse treinamento parece menos maluco do que à primeira vista. É preservar o meio ambiente, impedindo que a amônia da urina dê um empurrão a mais na mudança de clima. O estudo é bancado pela Fundação Volkswagen.


Se as vacas fizerem xixi em toaletes, é possível tratar a urina. A amônia do xixi em si não contribui diretamente para a mudança de clima, mas quando ela vai para o solo, no pasto, é convertida em óxido nitroso (N2O) pelos micróbios.


O N20, como sabemos, é um gás de efeito estufa poderoso, um dos três mais maléficos, junto do metano (CH4) e do dióxido de carbono (CO2).


Vaca na toalete
Vaca no banheiro: fugindo dos jatos d'água Foto: FBN

Decomposta no solo, a urina também produz nitrato (NO3), que polui lagos e rios e leva a um crescimento excessivo de algas.


Os pesquisadores do FBN trabalharam com cientistas da universidade de Auckland, na Nova Zelândia, para fazer o treinamento das vacas nas toaletes.


Para encorajar o uso do banheiro, os pesquisadores levaram vacas a associar o xixi fora de lá com uma experiência desagradável.


Inicialmente, quando elas urinavam fora, fones de ouvido intra-auriculares tocavam sons muito desagradáveis.


Não funcionou. Os cientistas tiveram de apelar para jatos d'água como meio de dissuasão para ter sucesso. Depois de algumas semanas de treinamento, 11 dos 16 animais do experimento se renderam às toaletes.


Os pesquisadores usaram vacas bem novas nos testes - ainda na fase de bezerros. Concluíram que eles tiveram um nível de desempenho comparável às crianças, e superior às crianças novas.


"Quanto mais urina pudermos capturar, menos precisaremos reduzir o número de bovinos para cumprir as metas de emissões - e menos teremos que comprometer a disponibilidade de leite, manteiga, queijo e carne do gado", afirmaram dois pesquisadores da #UniversidadedeAuckland, Douglas Elliffe e Lindsay Matthews, num artigo em The Conversation.


Vaca urinando
Vaca fazendo xixi na toalete| Reprodução de vídeo do FBN

O estudo foi publicado em Current Biology.


Veja mais: Tá saindo um filé de Wagyu do laboratório?