• Sandra Carvalho

Vacina da Sinopharm pode ter OK da China até fim do mês

Os Emirados Árabes e Bahrein já aprovaram a vacina; o Peru suspendeu os testes.


Vacina genérica contra Covid
Vacina contra Covid: contagem regressiva para liberação | Foto: cc0 Artem Podrez/Pexels

Uma vacina contra Covid-19 da gigante farmacêutica Sinopharm, da China, pode ser aprovada para uso geral no país até o final de dezembro.


A previsão de sinal verde foi divulgada pelo site Global Times, um porta-voz oficioso do governo chinês, ao divulgar os exercícios logísticos que a Sinopharm começou a fazer em 31 áreas como preparação para a distribuição de imunizantes contra o novo coronavírus.


O registro para uso comercial das vacinas foi pedido em 25 de novembro à Agência Nacional de Produtos Médicos, a Anvisa chinesa.


A Sinopharm é uma empresa estatal e está desenvolvendo duas vacinas contra Covid-19 à base de vírus inativados através de seu braço de biotecnologia, o CNBG.


Uma das vacinas é feita pelo CNBG com o Instituto de Produtos Biológicos de Pequim e outra com o Instituto de Produtos Biológicos de Wuhan.


A vacina mais conhecida é a da parceira com o instituto de Pequim, que já foi registrada para uso geral pelos Emirados Árabes e por Bahrein. Já vinha sendo aplicada em uso emergencial nos dois países árabes.


Testada em 31 mil voluntários nos Emirados, essa vacina alcançou uma taxa de eficácia altíssima, de 86%. Os resultados detalhados do teste ainda não foram divulgados pelo CNBG ou pela Sinopharm.


A vacina também passa por ensaios clínicos em outros países. O teste em curso no Peru foi suspenso na semana passada, por um efeito adverso sério, que provocou dificuldade de movimento nas pernas de um voluntário.


As duas vacinas da Sinopharm já são aplicadas em uso emergencial há vários meses em diversas cidades chinesas, assim como a CoronaVac, da empresa rival Sinovac, que está sendo testada e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, de São Paulo.


Veja mais: Agora já dá para confiar na vacina russa, a Sputnik V?