Vai aí um vinho de tofu? Sério, é uma criação de cientistas de Cingapura

A bebida tem sabor de frutas e esbanja antioxidantes.


Jian Yong, doutorando, e professor Liu Shao Quan: fermento comprado online | Foto: NUS

Tofu já tem a fama de ser um dos alimentos mais versáteis do mundo. Imagine agora, que cientistas da Universidade Nacional de Cingapura (NUS) fizeram um vinho de tofu.


O professor Liu Shao Quan, do Departamento de Química da universidade, bolou uma maneira de transformar o soro de tofu numa bebida alcoólica doce e com sabor de frutas, com o uso de fermentos de vinho disponíveis online.


O nome da bebida: Sachi, que em japonês quer dizer flores florescendo e sabedoria. Segundo Liu, além do gosto agradável, o vinho de tofu é também saudável.


"Tofu contém isoflavonas, um fitoestrógeno presente naturamente nos grãos de soja", ele lembrou. "Isoflavonas são conhecidos antioxidantes, e estudos científicos reportam que beneficia potencialmente a saúde, reduzindo doenças do coração e riscos de câncer e diabetes."


O soro de tofu usado é um resíduo do processo industrial de fabricação de tofu. Normalmente representa um problemão ambiental.


Como é nutritivo, é um meio fértil para desenvolvimento de bactérias. Fica com um cheiro muito desagradável dentro de um dia. Quando descartado sem tratamento, polui os rios e os reservatórios de água.


Pois é justamente esse soro que os cientistas conseguiram aproveitar. Com ele, a fermentação é bem semelhante à do vinho.


O tofu ajuda, porque tem aminoácidos e minerais que estimulam o crescimento do fermento. Mas o processo é lento - nada se passa em horas.


O resultado, segundo o doutorando Jian Yong, um dos seus desenvolvedores, é uma bebida que parece mais saquê que soja, mesmo dispensando flavorizantes artificiais ou aditivos naturais.


Esse vídeo mostra didaticamente o passo a passo da fabricação do vinho de tofu:



#Bebidas #Cingapura #NUS #Química #Soja #Vinho