• Sandra Carvalho

Vale a pena pôr arroz parbolizado no prato? Veja os prós e os contras

Mesmo polido, o arroz parbolizado tem mais nutrientes que o arroz branco comum.


Arroz parbolizado: maior vida útil, sem empapar | cc0 Pixabay

Entre o arroz branco e o arroz integral, há um intermediário interessante: o arroz parbolizado.


O termo vem do inglês: partial + boiled (parcialmente fervido). Passando por esse processo, o arroz ganha vida útil e deixa de empapar.


A pesquisadora Isabel Massareto, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), mergulhou nas propriedades do arroz em sua tese de dourado.


De seu ponto de vista, entre os tipos de arroz encontrados nos supermercados, os melhores do ponto de vista de nutrição são, pela ordem, o arroz integral, o parbolizado integral, o parbolizado polido e o branco polido.


Para ela, o consumo do integral é mais interessante: ele tem, em média, 20% a mais de proteínas e duas vezes e meia mais fibras que o branco polido, além de outros nutrientes como minerais, lipídios e vitaminas.


No caso do arroz parbolizado, vitaminas do completo B e minerais migram para o endosperma (a parte branca do grão) e permanecem por ali. Assim, mesmo que o arroz parbolizado seja polido, ele terá mais nutrientes que o arroz branco.


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