• Sandra Carvalho

Vamos colocar os usuários do Facebook em quatro caixinhas?

Pelo menos os jovens americanos se enquadram em quatro perfis, dizem cientistas.


Facebook: audiência dividida em quatro tipos | Ilustração: cc0 Neobrand/Unsplash

A proposta é de professores de Comunicações da Universidade Brigham Young (BYU), de Provo, Utah. Eles bolaram uma maneira de enquadrar zilhões de pessoas que usam o Facebook em quatro tipos.


Fizeram uma pesquisa com 47 pessoas entre 18 e 32 anos, que reagiram a 48 diferentes frases sobre o Facebook. Dessas respostas, resultaram os quatro tipos de usuários.


O estudo foi publicado no International Journal of Virtual Communities and Social Networking.


Os construtores de relacionamentos seriam os que usam a rede para fortalecer os laços com a família e os amigos - o Facebook é uma extensão de sua vida pessoal.


Os window shoppers seriam os que se sentem socialmente obrigados a participar do Facebook, mas postam pouco e raramente divulgam informações pessoais.


Os alto-falantes seriam ativistas e jornalistas que encaram o Facebook como uma plataforma de divulgação de informações, desligada de suas vidas pessoais.


Os selfies seriam as pessoas que usam a rede basicamente para chamar a atenção sobre si próprios, os narcissistas.


Segundo o Quartz, os autores do estudo acreditam que os quatro tipos enquadram todos os jovens americanos - eles se identificariam mais com um tipo ou outro, apesar de se ver refletidos em mais de uma caixinha.


Outros tipos poderiam existir entre os 2,06 bilhões de perfis da rede, admitem, em faixas da população mais velha ou de fora dos Estados Unidos.


#BYU #Facebook #Internet #RedesSociais