• Sandra Carvalho

Vamos dar uma espiada no hotel do Banksy em Belém?

O hotel fica a cinco metros do muro que separa a Cisjordânia de Israel.


Banksy: humor atrevido sobre israelenses e palestinos | Foto: Banksy.co.uk

Quem poderia imaginar que Banksy se tornaria dono de hotel, depois de se firmar como o grafiteiro mais conhecido (e talvez mais respeitado) do mundo?


Mas o hotel que Banksy abriu agora em março em Belém, o Walled Off, a cinco metros do muro que separa a Cisjordânia de Israel, não é nenhuma guinada em sua carreira, é claro.


É um protesto típico do britânico Banksy sobre a situação atual dos palestinos, com as cutucadas de sempre no Reino Unido. Sobram gozações para o hotel Waldorf Astoria e até para o Walmart.


Banksy, que não dá entrevistas, porque mantém sua identidade em segredo, disse num comunicado que o objetivo do hotel é ser uma "cura de três andares para o fanatismo, com espaço limitado de estacionamento".


O FAQ do hotel lembra que em 2017 faz 100 anos que o Reino Unido assumiu o controle da Palestina, ajudando a começar um século de confusão e conflito.


O humor está por toda parte no hotel, fazendo palestino e israelense se enfrentarem em brigas de travesseiro, anjos e esculturas usarem máscara de proteção contra gases, macacos carregarem bagagem de forma desastrada.


O hotel tem dez quartos de verdade, desde barracas coletivas que ficam em 30 dólares por dia por pessoa, a suíte presidencial que custa quase mil dólares.


A melhor vista do hotel é a pior vista do mundo, segundo Banksy, justamente a do muro da separação da Cisjordânia de Israel.


Ele não vai lucrar com o hotel murado, como já era previsível. Banksy bancou a instalação toda, mas o hotel vai funcionar como um negócio local independente, com eventuais lucros revertidos a projetos da própria Cisjordânia.


Toda essa boa vontade não garante o apoio de todo mundo.


Há palestinos criticando a iniciativa, por acharem que o hotel sugere atitudes cordiais demais entre palestinos e israelenses. Outros defendem. Não seria Banksy se não houvesse controvérsia.


Confira os ambientes do hotel, todos reproduzidos de Banksy.co.uk.



#Banksy #Belém #Cidades #Israel #Palestina #Viagens