• Sandra Carvalho

Vamos sobrevoar essa cratera de Marte?

A cratera Korolev do planeta vermelho é gigantesca e está sempre cheia de gelo.


Cratera Korolev: paisagem intrigante do planeta vermelho | Imagem: cc 3.0 ESA/FU Berlin

A colossal cratera Korolev fica nas terras baixas do norte de Marte, com uma camada de gelo de 1,8 quilômetro de profundidade ao longo de seus 82 quilômetros de largura.


A camada de gelo é permanente por causa de uma armadilha fria natural, segundo a Agência Espacial Europeia (ESA). O ar sobre o gelo esfria, fica mais pesado que o ar à volta e desce, formando um escudo para o gelo.


O nome da cratera é uma homenagem ao engenheiro aeroespacial russo Sergei Korolev, considerado o pai da tecnologia soviética no espaço, o responsável pelo primeiro voo do homem ao espaço, com Yuri Gagarin, em 1961.


A imagem da cratera Korolev acima é da câmera de alta resolução da Missão Mars Express da ESA. É composta por 5 diferentes faixas combinadas numa imagem única. Cada uma das faixas foi feita numa órbita diferente de Marte.


Um vídeo da ESA da cratera foi feito com base num mosaico de imagens enriquecido com informações topográficas da câmera para gerar uma paisagem tridimensional, dando a impressão que se voa sobre o planeta vermelho. Confira. A produção é da Universidade Livre de Berlim (Fu Berlin).


#Crateras #ESA #Espaço #FuBerlin #Marte #Planetas