• Sandra Carvalho

Veja imagens incríveis. É Ciência, mas parece arte

Lulas havaianas, pele de gato e células-tronco dão fotos magníficas.


O mundo que os cientistas enxergam com sua parafernália de laboratório é invisível a olho nu. Uma vez por ano, em Londres, um prêmio para imagens extraordinárias da ciência abre esse mundo fechado para fora.


Confira imagens magníficas (e inspiradoras) que concorreram ao Wellcome Image Awards este ano, e as duas fotos que foram premiadas.


Foto: Wellcome Image Awards

As lulas bobtail havaianas são predadoras noturnas, que aparecem à noite para caçar camarões perto de corais. Elas abrigam bactérias bioluminescentes, que as ajudam a enganar seus próprios predadores. As bactérias ficam num saco de tinta preta, como se pode ver nesta imagem. A técnica utilizada foi a fotomacrografia, que combina múltiplas fotos tiradas em diferentes distâncias. O autor, Mark Smith, é especializado em micro/macro fotografia e vive em Tooland, Connecticut, Estados Unidos.


Foto: Wellcome Image Awards

Esta é a imagem da pele de um gato e da circulação de seu sangue. A técnica usada na imagem foi microscopia de luz polarizada. O autor da imagem, David Linstead, é um cientista aposentado com muita experiência na pesquisa de drogas, do condado de Kent, na Inglaterra.

Foto: Wellcome Image Awards

O arco-íris da placenta da imagem destaca as diferenças no desenvolvimento placentário de um rato que podem resultar da manipulação do sistema imunológico da mãe. A técnica usada foi a microscopia confocal, que cria imagens tridimensionais de alta definição e permite enxergar com maior proximidade os organismos vivos. Shuchita Nadkarni e William Harvey, da Universidade Queen Mary, de Londres, são os responsáveis pelo trabalho. | Crédito Wellcome Image Awards


Foto: Wellcome Image Awards

Células-tronco (magenta) produzem fibras de nervo (verdes) num gel sintético chamado PEG. Células-tronco neurais, como se sabe, têm a habilidade de formar todos os tipos diferentes de células no sistema nervoso. A técnica usada na imagem foi microscopia confocal. Os autores, Collin Edington e Iris Lee, são do MIT.


Foto: Wellcome Image Awards

Estudo do desenvolvimento espinhal: essas três imagens mostram o tubo neural de um embrião de rato, cada uma com um tipo de tecido. A ideia é evitar problemas que ocorrem nessa fase, como spina bifida. A técnica usada na imagem foi a microscopia confocal. O autor da imagem, Gabriel Galea, é um veterinário da University College Londres, focado no período de desenvolvimento em que os órgãos são formados durante uma gravidez.


Foto: Wellcome Image Awards

Este é um modelo 3D de um olho saudável de mini porco. A técnica usada na imagem é tomografia computadorizada e impressão 3D. A imagem foi criada por um time de especialistas da Suíca, coordenados pelo oftalmologista Peter Maloca, da Universidade da Basileia, Suíça, e do Hospital do Olho Moorfields, em Londres.


Foto: Wellcome Image Awards

Um novo meio de contraste, chamado BriteVu, permite aos pesquisadores verem toda a rede de vasos sanguíneos de um animal. Esta imagem mostra o sistema de termorregulação de um pombo. A técnica usada na foto é tomografia computadorizada e imagem digital, com um pombo que tinha recebido uma injeção de BriteVu. O autor, Scott Echols, trabalha com o Scarlet Imaging and the Grey Parrot Anatomy Project, em Utah, Estados Unidos. Veterinário especializado em medicina de pássaros, ele é o inventor do BriteVue.


Foto: Wellcome Image Awards

Esta imagem mostra um papagaio cinza africano em 3D, depois de uma eutanásia. O meio de contraste utilizado foi o BriteVu, permitindo enxergar o sistema vascular em mínimos detalhes. A técnica usada foi tomografia computadorizada e imagem digital. Os autores, Scott Brich e Scott Echols, trabalharam em Tennessee, Estados Unidos.


Foto: Wellcome Image Awards

Este é um olho de embrião de peixe-zebra de quatro dias, modificado em laboratório, com a inserção de um gene chamado Gal4. Com o Gal4, os genes estudados ficam vermelhos e fluorescentes quando ativados. A técnica usada na imagem foi microscopia confocal. Os autores são Ingrid Lee e Steve Wilson, da University College London.

Foto: Wellcome Image Awards

MicroRNAs são sequências genéticas curtas. Esta imagem mostra MicroRNAs de terapia de tratamento de câncer. A técnica da imagem usada foi microscopia eletrônica de varredura. Os autores, João Conde, Nuria Oliva e Natalie Artzi, são do MIT, de Massachusetts, nos EUA. |


Foto: Wellcome Image Awards

Estes são os caminhos da linguagem no cérebro. A imagem mostra uma reconstrução 3D da matéria branca do cérebro (a que conecta áreas da matéria cinza, responsável pelo processamento de informação). Neste modelo, foi criado um mapa da matéria branca usando imagem de ressonância magnética. Os autores da imagem, Stephanie Forkel, Ahmad Beyh e Alfonso de Lara Rubio, são do King's College, de Londres.


Foto: Wellcome Image Awards

Esta imagem mostra um canal de DNA sintético, transportando carga (esferas azuis) através de membranas. Essas nanoestruturas estão sendo utilizadas, entre outras coisas, para vacinas e biossensores. A técnica usada na imagem foi arte digital e ilustração. O autor é Michael Northrop, designer de Salt Lake City, Utah, Estados Unidos.



Foto: Wellcome Image Awards

Essa imagem mostra um clip de íris, ou seja, uma lente artificial intra-ocular. A técnica usada na imagem foi fotografia clínica. O autor, Mark Bratley, do Trust da Fundação dos Hospitais NHS da Universidade de Cambridge, tem formação em fotografia, vídeo e imagem digital.

A imagem ganhou o prêmio Julie Dorrington de fotografia em ambiente clínico da Wellcome Image Awards de 2017.


Foto: Wellcome Image Awards

Essa imagem é parte de uma série chamada Stickman- As Vicissitudes da Doença de Crohn. O autor, Spooky Pooka, é um ilustrador de Londres. Ele próprio sofre da doença de Crohn, que é uma condição crônica de inflamação do sistema digestivo. A técnica usada na imagem combina imagem gerada por computador, arte digital e ilustração. Ganhou o prêmio principal este ano da Wellcome Image Awards.


#Arte #Fotografia #PrêmiosdeFotografia #WellcomeImageAwards