• Sandra Carvalho

Vício em açúcar é igual a vício em cocaína?

É o que dizem médicos americanos, com base em experiências com ratos e humanos.


Açucar dramatizado: a neuroquímica seria a mesma do abuso de drogas   | Foto: cc0 Pixabay

Dizer que açúcar é um vício não é nenhuma novidade. É o que se fala há anos, como figura de linguagem, porque açúcar demais pode minar a saúde de qualquer pessoa.


Mas agora médicos americanos estão dizendo que o vício do açúcar é real, comparável ao abuso de drogas tanto do ponto de vista do comportamento quanto da neuroquímica.


O estudo deles foi publicado no British Journal of Sports Medicine na terça feira, e está provocando a esperada polêmica.


James DiNicolantonio e James O'Keefe, do Instituto do Coração Mid-America São Lucas, de Kansas, e William Wilson, do Instituto Wilson de Neurobiologia, de Burlington, definem o vício do açúcar como dependência dos opioides endógenos naturais liberados com o consumo de açúcar.


Eles revisaram toda a literatura médica, examinando tanto experiências com ratos quanto com humanos, e concluíram que o vício do açúcar é grave. Afirmaram que o açúcar produz efeitos similares aos da cocaína.


"Em animais, o açúcar é mais viciante até do que cocaína", afirmou DiNicolantonio ao Guardian. "É muito provavelmente a substância viciante mais consumida no mundo e está devastando nossa saúde."


#Açúcar #Alimentos #Cocaína #Opioides #Vícios