• Sandra Carvalho

Viu esse bacon, que parece delicioso? Ele é feito de fungos

A ideia é de uma startup da Califórnia, que tenta ser amiga do meio ambiente.


Massa com bacon de fungos: a aparência, pelo menos, é boa | Foto: Prime Roots Foods

Em vez de trocar a carne vermelha por plantas, como tanta gente anda fazendo, a startup californiana Prime Roots, de Berkeley, apelou para os fungos.


Aparentemente, uma troca que dá nojo: fungos remetem a mofos, bolores e micoses. Mas cogumelos também pertencem ao reino dos fungos e são irresistíveis, certo?


O bacon da startup Prime Roots é feito do fungo koji, que os japoneses usam para fazer o saquê, uma das bebidas mais apreciadas do mundo, e também o miso, tempero japonês à base de soja, muito popular dentro e fora do Japão.


O bacon da Prime Roots tenta imitar ao máximo o bacon legítimo, feito da barriga do porco, e passa, como ele, por um defumador. Ao ser frito, ele faz os mesmos barulhos do bacon de verdade e encolhe de tamanho como ele.


Esse bacon tecnológico tem mais proteínas que o bacon feito da barriga do porco e causa menos danos ao meio ambiente. Segundo a Prime Roots, ele não é ultraprocessado, como tanta junk food.


A Prime Roots é uma iniciativa de Kimberlie Le, filha de um chef vietnamita muito conhecido nos Estados Unidos, Chi Le, e ligada ao controvertido investidor Peter Thiel.


O objetivo da startup é criar alternativas à carne de animais que possam ter mais proteínas e ser mais amigas do meio ambiente.


#Bacon #Califórnia #Comida #CarneVermelha #Proteínas #Startups