• Sandra Carvalho

Você traça o chocolate, e o coração agradece

Comer chocolate pelo menos 1 vez por semana diminui o risco de doença coronariana.


Chocolate: bom para a saúde, mas sem exagerar | cc0 Pixabay Foto:

Quem procurava um pretexto para devorar um chocolate agora tem um bem específico. Comer chocolate pelo menos 1 vez por semana ou 3,5 vezes por mês ajuda a manter

os vasos sanguíneos do coração saudáveis e diminuir em 8% o risco de doença coronariana.


Essa é a conclusão de um estudo sobre o consumo de chocolate feito por um grupo de cientistas nos Estados Unidos. Entre os pesquisadores estão vários profissionais da Clínica Mayo.


Já se sabia que comer chocolate é benéfico para quem tem pressão alta. Sabia-se também que o chocolate também dá uma mãozinha ao revestimento dos vasos sanguíneos.


Com esse novo estudo, agora se sabe que o chocolate ajuda a evitar a doença arterial coranariana, isto é, o bloqueio das artérias coronárias.


Os pesquisadores analisaram seis estudos com 336 mil participantes que deram informações sobre seu consumo de chocolate. O estudo foi publicado no European Journal of Preventive Cardiology.


"O chocolate contém nutrientes saudáveis para o coração, como flavonóides, metilxantinas, polifenóis e ácido esteárico, que podem reduzir inflamações e aumentar o bom colesterol, o HDL", comentou Chayakrit Krittanawong, um dos autores do estudo, da Faculdade de Medicina Baylor (BCM), de Houston, Texas.


O estudo não analisou qual tipo de chocolate é melhor para o coração nem o tamanho das porções de chocolate. De qualquer forma, os cientistas não querem seja interpretado como sinal verde para exageros.


"Quantidades moderadas de chocolate parecem proteger as artérias coronárias, mas provavelmente grandes quantidades não", advertiu Krittanawong. "As calorias, o açúcar, o leite e a gordura nos produtos comerciais disponíveis precisam ser considerados, principalmente por diabéticos e obesos."


Veja mais: Pode atacar o chocolate. A desculpa: faz bem para o coração


#Alimentos #BCM #Chocolate #Comida #DoençasdoCoração #ClínicaMayo