
Sandra Carvalho
Você acha que ganha tempo usando celular quando anda?
Pense duas vezes, porque assim você faz tudo mais lento. E ainda corre risco.

Cientistas britânicos verificaram que as pessoas que andam usando celulares caminham mais lentamente, sem seguir linhas retas, prestam menos atenção no que está à volta e têm momentos de cegueira não intencional.
O estudo, das universidades Anglia Ruskin (#ARU), de Cambridge (#UniversidadedeCambridge) , e Essex (#UniversidadedeEssex), de Colchester, na Inglaterra, foi publicado no jornal de pesquisas científicas PLOS ONE.
Quando andam olhando a tela do celular, pedestres não são capazes de acionar simultaneamente informações visuais da fóvea, a área central do olho que garante o nível mais alto de acuidade visual, segundo o estudo.
Para ter informações da fóvea sobre área à volta, pedestres precisariam tirar o olho da tela constantemente. Se isso não acontece com a frequência ou o tempo suficiente, os riscos de acidentes aumentam.
Os cientistas mediram a lentidão das pessoas que andam com celular. Quem apenas fala no celular anda 19% mais lentamente que pessoas que não usam celular. Quem lê anda 31% mais devagar.
A maior lentidão é de quem escreve no aparelho. Ao escrever, os pedestres andam 118% mais devagar do que pessoas que não usam celular andando.
Escrever torna o passo 83% mais lento do que simplesmente falar ao celular e 67% mais lento do que ler no aparelho.